Sábado, 20 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

04/05/2020 às 07h24

487

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

MT tem 337 casos confirmados de coronavírus e 953 de SRAG
Quatro novos casos de coronavírus foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nas últimas 24h em MT
MT tem 337 casos confirmados de coronavírus e 953 de SRAG
....
Quatro novos casos de coronavírus foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nas últimas 24h, em Mato Grosso. Os 4 novos casos foram notificados pelos municípios de Cuiabá (3) e Várzea Grande (1). Até o momento, 337 pessoas já contraíram a doença no Estado e 12 pacientes morreram em decorrência da covid-19.

Desses 337 casos confirmados, 190 estão recuperados e 113 estão em isolamento domiciliar. Há ainda 22 pacientes hospitalizados, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 8 em enfermaria. Mato Grosso tem, ainda, 953 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são os casos suspeitos de coronavírus, pois pode ser causada tanto pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) quanto pela Influenza (H1N1).


Conforme nota informativa divulgada pela secretaria, desde o início da pandemia são 144 casos em Cuiabá, 50 em Rondonópolis, 20 em Sinop, 16 em Várzea Grande, 10 em Cáceres, 9 em Tangará da Serra, 9 em Primavera do Leste, 8 em Mirassol D’Oeste, 8 em Jaciara, 7 em Lucas do Rio Verde, 6 em São José dos Quatro Marcos, 5 em Nova Mutum, 4 em Barra do Garças, 3 em Ipiranga do Norte e 3 em Confresa.


As seguintes cidades notificaram dois casos cada até este domingo: Rio Branco, Querência, Poconé, Peixoto de Azevedo, Jangada, Curvelândia, Canarana, Aripuanã e Alta Floresta. Já estes municípios registraram apenas um caso da doença: Vila Bela da Santíssima Trindade, União do Sul, Poxoréu, Pontes e Lacerda, Pontal do Araguaia, Nova Monte Verde, Lambari D’Oeste, Conquista D’oeste, Campo Novo do Parecis. A SES também notificou 8 casos de residentes de outros Estados.


No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 98 leitos de UTI e 400 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.


 Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 58% dos diagnosticados são do sexo feminino e 42% masculino; além disso, 161 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 2.150 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e que, atualmente, restam 50 amostras em análise laboratorial.  


Cenário nacional


Neste domingo, o governo federal confirmou 101.147 casos da covid-19 no Brasil e 7.025 óbitos oriundos da doença.


Recomendações


Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.


O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:


- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;


- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;


- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;


- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;


- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


FONTE: GAZETADIGITAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados