Sábado, 20 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

18/06/2020 às 07h04

1.069

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

Em carreata, grupo "decreta" fim de lockdown em cidade de MT
Município de Confresa garante que a medida segue em vigor até a próxima semana
Em carreata, grupo
....

Moradores de Confresa (1.665 km de Cuiabá) realizaram uma carreata na terça-feira (16) contra o lockdown que passou a vigorar no Município desde o último dia 8. A medida foi imposta pelo prefeito Ronio Condão (PSDB) como forma de conter o avanço acelerado da Covid-19 (novo coronavírus).


Pelo decreto, está proibido na cidade o funcionamento de quaisquer atividades que não aquelas consideradas essenciais. A medida desagradou parte da população, especialmente empresários que estão estabelecimentos fechados.


Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir o “buzinaço” feito durante a manifestação. Populares que também aparecem no vídeo comemoram o “fim” do lockdown na cidade.


A medida, no entanto, é valida por 15 dias e segue em vigor até a próxima segunda-feira (22).


“Joga máscara fora”


No vídeo, é possível ver que um dos populares aparece segurando um fogo de artifício e, aos gritos, diz que a cidade “está liberada.


“Acabou o lockdown. Aqui é ‘Confresinha’ do amor. Está liberada”, afirma o homem.


Na sequência, ele também ironiza o uso das máscaras de proteção facial, que é obrigatória em todo o Estado.


“Pode jogar as máscaras fora. Acabou. Agora aqui é ‘nois’ que manda. A população está contra o prefeito. O prefeito está com medo”, emenda ele.

Veja o vídeo da carreata:


“Liberdade de protestar”  


A reportagem tentou contato com o prefeito Ronio Condão, mas não obteve sucesso.


Ao MidiaNews, o chefe de gabinete da prefeitura Elpídio Carvalho da Costa explicou que os comerciantes pediram autorização da Polícia Militar para realizar a manifestação e tiveram o aval, desde que o ato ocorresse de forma ordeira.


“Manifestação todos têm direito a fazer, desde que forma pacífica, como foi. Mas o lockdown continua vigorando e, na próxima semana, o prefeito deve baixar um novo decretando autorizando a retomada de algumas atividades, mas ainda com restrições”, disse.


Costa disse que apesar de ser uma medida que não agrada 100% da população, o lockdown já surtiu efeitos positivos na cidade.


“A gente diminuiu mais de 60% os atendimentos nas UPA. A sociedade está sim vendo que era algo necessário. Prefeito tomou essa decisão pensando em vidas. Mas é claro que às vezes alguns não aceitam ou não querem aceitar”, afirmou.


Casos


Conforme boletim divulgado pela secretaria de Estado de Saúde na última terça-feira (16), Confresa registrou 226 casos do novo coronavírus.


Na cidade, quatro pessoas já morreram vítima da doença. 


Em todo o Estado, as notificações somam 6.877 e as mortes chegam a 250.


https://youtu.be/yI-wpGEjoCg

FONTE: MIDIANEWS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados